FUNÇÕES DA LINGUAGEM
- Nathália Lopes
- 17 de mai. de 2015
- 1 min de leitura

Toda comunicação consiste em 6 atos comunicativos: emissor, canal, contexto, mensagem, código e receptor. Cada um desses atos tem sua respectiva função. São elas:
Função emotiva ou expressiva: a ênfase é dada no emissor. A comunicação é mais importante para o emissor. Exemplo - carta pessoal, conversa.
Função conativa ou apelativa: foco no receptor, a quem se deseja influenciar pela mensagem. Ex: avisos, textos publicitários .
Função fática: se concentra no canal. O objetivo do emissor é estabelecer a comunicação e manter aberto o canal. Ocorre em situações do dia-a-dia, sempre que iniciamos contato verbal: Tudo bem?, Como vai?, Boa tarde!, Pronto?.
Função referencial ou denotativa: quando se põe ênfase no contexto, ou seja, quando há uma informação objetiva a ser transmitida. É comum em textos jornalísticos e científicos.
Função metalinguística: o código que se destaca nessa função, que é utilizado para explicar a si mesmo. Ocorre quando a intenção do texto é explicar ou pedir explicação sobre algum elemento que o constitui.
Função poética: o objetivo do emissor é o trabalho com a construção da mensagem. Pode ser explorada em verso e em prosa, mas também em anúncios publicitários e na linguagem cotidiana.
Comments